junho 04, 2011

Diatomito

O diatomito é uma rocha sedimentar biogénica formada pela precipitação dos restos microscópicos das carapaças das diatomáceas. São rochas extremamente porosas, pouco densas, e de grão muito fino. A cor é branca quando puro, mas pode ser creme, cinza ou marrom-esverdeada, raramente preto, dependendo a presença de impurezas. Essas impurezas podem ser matéria orgânica, argilas, areia, cinzas vulcânicas e menores quantidades de outros materiais. 

Fig.11 Diatomito
É uma matéria-prima explorada com variadas finalidades, essencialmente industriais: agente de polimento, pastas dentífricas, filtrante, cimento, revestimentos, isolante térmico, entre outras.
 Uma das mais particulares aplicações de diatomito, já histórica, foi a da utilização no fabrico de dinamite devido à sua elevada capacidade absorvente.
 Em Portugal podemos encontrar diatomito a Norte do Tejo, sobretudo nas regiões de Rio Maior e Óbidos. Na região de Sesimbra encontramos algum diatomito que foi objecto de exploração mineira. Esta mina está abandonada desde 1984, contudo apresenta um conjunto de características que lhe conferem um elevado interesse patrimonial geológico-mineiro e que justificam a tomada de medidas que promovam a sua preservação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário